DOMINGO IV TEMPO PASCAL ANO C




O evangelho do próximo Domingo é um texto de São João composto por 4 versículos tirados do capítulo X. Sendo um pequeno texto, é rico de significado e de grandes ensinamentos.

Segundo o evangelho de João, Jesus demorou-se em Jerusalém vários dias por ocasião da Páscoa. De noite, retirava-se para o Monte das Oliveiras, onde pernoitava e, durante o dia, ensinava no templo ou nas suas imediações. As suas palavras eram acompanhadas de sinais e milagres que levavam muitos a dizer que o profeta de Nazaré seria o Messias. Havia muita controvérsia a este respeito.

O capítulo X é dedicado ao sermão do Bom Pastor e das ovelhas. As suas palavras eram um claro anúncio messiânico, mas Jesus não se apresentava claramente como Messias. Era o dia da festa da Dedicação do Templo e alguns judeus aproximaram-se de Jesus e desafiaram-no a que dissesse se realmente era ou não o Messias.

É neste contexto que nos surge o texto do evangelho do próximo Domingo. Perante a insistência dos judeus, Jesus não lhes responde directamente. Retoma o sermão do rebanho e do pastor, começando por dizer: “As minhas ovelhas escutam a minha voz”. O Nazareno sabe que muitos o querem condenar à morte, mas também há quem queira escutar os seus ensinamentos e esteja pronto a deixar tudo para O seguir e continuar a sua missão.

A missão de Jesus não se pode entender senão na comunhão com o Pai e em comunhão com os discípulos que O seguem. O seu segredo escondido é a sua união íntima com o Pai e tudo o que diz aos que O seguem é fruto dessa comunhão no Espírito.

Os judeus queriam ter a certeza se Ele vinha realizar uma revolução que destituísse o poder dominador dos romanos. Constatavam que Ele tinha palavras sábias e poderes especiais: só faltava incitar à rebelião como muitos pretendiam. Mas Jesus não tinha vindo para isso. Tinha vindo para instaurar o seu Reino de amor e de verdade. Tinha vindo para revelar a comunhão do amor da santíssima Trindade. O seu Reino deveria mudar a história dos homens, mas não era deste mundo.

Quem segue Jesus de Nazaré, recebe como herança a vida eterna. Jesus conhece os seus seguidores e estes conhecem-No a Ele e, por Ele, conhecem o amor do Pai.

Como podemos viver este evangelho ao longo desta semana?
No meio de tantos ruídos do mundo, resulta difícil escutar a voz de Jesus. É preciso fazermos um esforço para perceber que o Senhor nos chama e interpela. Facilmente as vozes do mundo sufocam a voz que vem do alto. O cristão tem que estar atento aos sinais do anúncio de Jesus. A sua vontade é levar-nos à comunhão com o Pai e à vida eterna. Isto não se realiza com uma revolução bélica, mas através da vivência do amor e da caridade fraterna.

Vinte séculos depois, o desafio persiste para os cristãos: Escutar a voz de Jesus e descobrir que o Pai nos ama imensamente. Jesus e o Pai são Um só e a sua vontade é que entremos a fazer parte dessa comunhão. Quando nos amamos, este mistério realiza-se e tem a força de mudar a história.  

P. Mário  



Sem comentários:

Enviar um comentário