DOMINGO IV TEMPO DO ADVENTO ANO C





O evangelho do próximo Domingo é a narração da visita de Maria à sua prima Isabel, segundo o relato de Lucas. Nesta passagem, encontram-se duas das figuras centrais do Advento: Maria e João. Ambos têm uma missão a cumprir e dessa missão nos viria o Salvador.

Maria sai da sua casa para ir ao encontro da sua prima Isabel que estava para ser mãe de João Baptista. O impulso da caridade fraterna leva Maria a sair do seu espaço para se entregar aos cuidados de Isabel que carecia da sua ajuda. Mas Maria não vai só: leva Jesus no seu seio. Ao chegar junto da sua prima, o menino exultou-lhe no seu seio. A presença de Maria que também estava à espera de ser Mãe, suscita o Espírito Santo em Isabel, inundando-a de louvores e de bênçãos: Isabel ficou cheia do espírito Santo, refere o texto de Lucas. Por isso, bendiz o Senhor porque Maria escutou a Palavra e a pôs em práctica. A sua bem-aventurança está precisamente neste segredo: Escutar a Palavra e ser coerente com ela. O Verbo encarnado no seio de Maria pressupõe uma fé de plenitude por parte da Virgem de Nazaré.

Esta passagem do evangelho põe em relevo o ideal de vida do cristão. O Papa Francisco tem-se esforçado em desafiar a Igreja para ser uma comunidade em saída, inquieta com as necessidades do mundo. O caminho é longo e cheio de perigos, mas a vontade de servir tudo vence e, por isso, não desiste. Maria sai apressada, o que deixa antever um entusiasmo, próprio de quem se entrega à sua missão, sem questionar. Porque leva Jesus consigo, a sua chegada gera paz e serenidade. Atravessou a montanha para chegar à residência de Isabel e comunicar Jesus mesmo ainda antes d’Ele nascer.

As situações distantes que imploram a acção missionária da Igreja estão por todo o lado. Os cristãos hão-de modelar a sua experiência de fé não só com belas palavras mas também com gestos concretos de amor ao próximo.

A visita de Maria a Isabel revela, assim, o modelo da experiência de fé que deve caracterizar os cristãos. Maria não vai ao encontro de Isabel só porque é muito boa pessoa mas, antes, vai para levar Jesus. Não é tanto a sua valentia pessoal que está em questão, quanto a missão de dar e entregar Jesus naquela situação concreta.

Pode acontecer que a nossa vontade de servir os outros, leve a uma certa exaltação do nosso eu e, nesse caso, em vez de dar gratuitamente, estamos a ostentar o nosso ego. Neste episódio do Evangelho, Maria testemunha o verdadeiro exercício da Caridade. Amar é ir ao encontro do outro para dar Jesus.

Neste Natal, saibamos imitar Maria no seu testemunho de fé. Os nossos gestos de servir o próximo e a nossa caridade actuada, deverão gerar Jesus no meio de nós. Numa palavra, a missão da Igreja e dos cristãos é a mesma de Maria. Hoje, há muitos lugares longínquos que necessitam de ser visitados. Como Maria, subamos a montanha, apressadamente, para que em muitos corações, Jesus possa renascer com os frutos do seu amor.


Neste Natal, cultivemos o amor misericordioso que nos faz ir ao encontro dos outros, como Maria. O mundo é o nosso presépio e o coração de cada homem, a manjedoura onde o Menino quer nascer. Como seremos bem-aventurados se ouvirmos a Palavra e a pusermos em práctica!

P. Mário

Sem comentários:

Enviar um comentário