Horeb!

Mais um monte, Senhor: O Horeb!
Mais um caminho de alturas
Onde Te manifestas sedento de Comunhão e Paz!
Não cedes à coerência do Amor e à fidelidade à Aliança!
Mal vês o povo inseguro e cansado
Logo chamas Moisés à Tua presença
Para ser Teu embaixador junto da sua gente aflita.
Quanto desvelo quanto o deserto é mais espinhoso e duro!

Inscreve no meu coração Tua Lei e teus preceitos
Porque sei que, longe de Ti, tudo é frio e escuro
E os horizontes estreitam-se sem acenos de esperança.
Dá-me a humildade para acolher tuas palavras que libertam
Ainda que a minha rebeldia, quantas vezes,
Me impeça de ver quanto amor se esconde
Em cada preceito da tua Lei.

Não busco milagres nem sabedorias fúteis
Só o Teu rosto, no silêncio, eu procuro
Mesmo crucificado entre malfeitores.
Mas se minha alma para Ti se inclina
Nos meus esforços de cada dia
- Porque sigo, então, outros senhores
Quando sei que só Tu sacias minhas a minha fome?
E porque monto minha tenda de cambista
No lajedo dos teus átrios sagrados
Maltratando a Tua presença
Quando sei que só a Tua recompensa
Me enche de profunda paz e serenidade?

Dá, Senhor, a Tua loucura de amar infinitamente
Para que a minha fraqueza crucificada
Habite no Teu Templo reedificado em três dias
Celebrando liturgias excelsas ao som de cânticos eternais!


P. Mário Tavares
oração para o III Domingo da Quaresma, ano B

Sem comentários:

Enviar um comentário