DOMINGO V TEMPO DA QUARESMA ANO A




O evangelho do próximo Domingo é a narração do episódio da ressurreição de Lázaro. Depois da samaritana e do cego de nascença, João oferece-nos mais um texto detalhado sobre um dos milagres cruciais de Jesus. Tal como nos precedentes relatos, também este é rico no simbolismo dos seus personagens, nos detalhes cheios de significado e na profundidade dos seus conteúdos. Também desta vez, todo o texto se desenrola para provocar a fé dos seus discípulos.

Jesus andava pela Galileia a anunciar o evangelho quando soube que o seu amigo Lázaro estava muito doente. Demorou-se por lá ainda mais dois dias e fez-se ao caminho, de novo, em direcção à Judeia, à cidade de Betânia onde vivia a família de Lázaro. Este já tinha morrido. Naquele cenário de dor e de luto, Jesus realizou um dos sinais mais eloquentes de toda a sua Vida pública

Marta, mal soube que Jesus se dirigia para Betânia, correu ao seu encontro, encontrando-O ainda fora da povoação. Saudando Jesus, chorou pela morte do seu irmão. Jesus anunciou-lhe a vida eterna e o seu poder como Messias. Regressou a casa e foi chamar Maria que, correndo também ao encontro do Mestre, rompeu em copioso pranto pela morte de Lázaro.

Este texto põe em realce os sentimentos humanos de Jesus. Ao ver a dor daquelas irmãs e porque era muito amigo de Lázaro, Jesus comoveu-se e chorou também. Talvez seja o texto que mostra mais este rosto humano de Jesus: Jesus era seu amigo, comove-se e chora. Naquele cenário de dor, porém, Jesus anuncia a vida. Vai até junto do túmulo de Lázaro e brada com voz forte: “-Lázaro, sai para fora!”

Este texto é fonte de grandes ensinamentos para todos nós. Jesus não fica insensível face ao sofrimento humano. Em todos nós esses sinais acontecem e motivam o olhar de Jesus. Jesus visita-nos na nossa Betânia onde, no nosso dia-a-dia, sucede perdermos o gosto pela vida e não descortinamos já o seu sentido. Mesmo vivos fisicamente, podemos estar mortos espiritualmente. Jesus vem ao nosso encontro e se tivermos a ousadia de Marta e de Maria de ir também ao Seu encontro, Também nós poderemos ver o quanto Jesus é nosso amigo.

Jesus não nos quer ver mergulhados no sofrimento e no desespero das nossas perdas. Não nos quer ver na solidão que corrói e nos vai destruindo interiormente. Jesus vem até nós para nos dizer: “-Sai para fora”. São para nós estas palavras tal como a morte de Lázaro evoca as nossas mortes. As palavras de Jesus podem remover as grandes pedras que impedem de vermos a luz. Jesus remove todos os obstáculos e faz-nos ressurgir como concidadãos do seu Reino de Amor e de perdão.

Neste tempo de Quaresma, deixemos que Jesus venha a té nós para nos dar a sua Graça e, ao mesmo tempo, saibamo-nos levantar para redescobrir o rosto de Jesus que é sempre novo. Jesus é a vida e acreditar n’Ele é saborear o dom da sua vida e do seu amor.


P. Mário


Sem comentários:

Enviar um comentário