DOMINGO III TEMPO DA QUARESMA ANO A




            O evangelho do próximo Domingo narra o encontro de Jesus com a samaritana. Jesus vai a caminho de Jerusalém para celebrar a Páscoa com os discípulos. Ao passar pela Samaria, junto ao poço de Jacob, encontrou uma mulher a tirar água e pediu-lhe água para matar a sua sede. O diálogo que a partir daí se desenrolou é um dos factos mais marcantes da vida pública de Jesus.

            Este episódio é descrito longamente, com muitos pormenores, mais do que na maioria dos relatos sobre a vida de Jesus. Vê-se que Mateus tratou deste episódio com particular cuidado e intenção. Muitos são os ensinamentos que podemos colher deste texto para a nossa caminhada quaresmal.

            Antes de mais, Mateus faz-nos ver o caminho de conversão que a samaritana percorre desde a agressividade inicial com que responde a Jesus até ao gesto final de ir anunciar aos habitantes da sua cidade que tinha encontrado o Messias. Como um verdadeiro pedagogo, Jesus vai encaminhando o diálogo de forma a revelar àquela mulher a esperança que não ilude e os dias da salvação que estavam a chegar.

            O caminho que a samaritana percorre ao longo do diálogo com Jesus pode ser um modelo para o nosso itinerário quaresmal. Antes de mais, há que salientar que aquela mulher teve a ousadia de se deixar conduzir por Jesus. Foi levando a sério tudo o que Jesus lhe ia dizendo e, ao mesmo tempo, ia-se abrindo à Verdade que o Mestre da Galileia lhe ia revelando. Abdicou das suas ideias iniciais para acolher o anúncio do evangelho. Entretanto, Jesus não se escandalizou com a sua história pessoal cheia de pontos negros e, passo a passo, levou a samaritana à conversão. O entusiasmo que manifestou no fim do diálogo com Jesus é bem revelador da revolução interior que aconteceu no seu coração por ter encontrado Jesus.

            Na pedagogia da fé, é fundamental encontrarmo-nos, pessoalmente, com Jesus. Todos nós devemos encontrar o nosso poço de Jacob para, demoradamente, nos encontrarmos a sós com Ele. Andamos inquietos e angustiados? Porque não tirar um pouco do nosso tempo para entrar numa igreja e ouvir no silêncio a voz de Deus que continua a falar? Quando damos espaço interior a Deus, poderemos saborear a suavidade da sua presença espiritual. Entenderemos, então, que Deus tem sempre uma palavra que é para mim e que essa palavra vai `minha frente a desenhar o caminho.

            Os habitantes da cidade, por sua vez, deixaram-se também contagiar pelo testemunho daquela mulher. Viram-na totalmente transformada e quiseram conhecer o Mestre que acabaria por permanecer dois dias na Samaria. Ao ouvir os seus ensinamentos, também eles se deixaram contagiar e converter por Jesus.

            Se descobríssemos também nós o dom de Deus! Não bastam as rotinas religiosas. É importante deixarmo-nos surpreender por Jesus junto ao nosso poço. Certamente Ele nos vai pedir a água que Lhe podemos dar, mas far-nos-á saborear os dons do seu imenso amor.

A samaritana mudou a sua vida. Também nós poderemos reencontrar a esperança se aceitarmos caminhar com o redentor que salva as nossas vidas.


P. Mário


Sem comentários:

Enviar um comentário