DOMINGO II TEMPO COMUM ANO C





No próximo Domingo, o evangelho de João narra-nos o primeiro milagre da vida pública de Jesus: as bodas de Caná. Jesus, Maria e alguns discípulos foram convidados para um casamento e, em plena boda, como viesse a faltar o vinho, Jesus transformou a água dos ritos da purificação em vinho que viria a ser muito apreciado pelos convivas.

São muitos os pontos de reflexão que podemos escolher deste texto de João como ensinamentos para a nossa vida. Desde logo, é muito interessante que Jesus tenha realizado o primeiro sinal da sua vida pública no contexto dum casamento e no ambiente duma festa. A presença de sua mãe e o papel que ela desempenha é, também significativo. A fé dos discípulos que se vê confirmada pelo gesto de Jesus é, igualmente, um ponto fundamental deste episódio.

A falta de vinho numa festa é, no mínimo, algo inesperado e desconfortável. Maria é a primeira a notar e, de imediato, provoca Jesus e faz desencadear a sua missão. A maternidade de Maria, segundo a natureza pela qual a Virgem de Nazaré gera e faz nascer o Menino, vê-se agora enriquecida pela via da sua fé: Maria faz nascer Jesus em ordem aos sinais da sua missão. É Ela que suscita o primeiro sinal do seu Filho enquanto Messias.

Também na nossa vida, muitas vezes, falta o vinho ou, mais concretamente, muitas qualidades de vinho: o vinho da amizade, da compreensão e do acolhimento; da aceitação, da serenidade e da coragem de recomeçar. É frequente que nas nossas famílias estes vinhos possam vir a faltar. Basta uma desatenção ou um momento menos cuidado para que tudo se questione e leve a situações difíceis de equacionar ou resolver.

Quando isto acontece, se Jesus está presente e é nosso convidado, tudo se ultrapassa porque Ele transforma a água da nossa debilidade no néctar do seu amor. Se Jesus não está, sobe de tom o egoísmo e a vontade de poder ou a razão implacável que tem a força de esmagar o outro para que eu imponha os meus critérios.

Os momentos difíceis, podem acontecer e fazem parte de todas as caminhadas sejam em família ou nos vários cenários da nossa existência. O segredo é que Jesus seja sempre nosso convidado e partilhe sempre a nossa mesa. A sua presença faz com que se ultrapassem os obstáculos e se renove o amor. O que poderia vir a ser um grande desentendimento, pode tornar-se numa ocasião para reforçar os laços da amizade e do amor se Jesus está com os sinais da sua presença.

Com Jesus, o vinho tem mais sabor e é muito apreciado pelos convivas. A alegria manifesta os seus dons e a sala inunda-se com a suavidade do seu olhar. Quantas vezes, os momentos maus que temos são só momentos de egoísmo que precisam de se encontrar com o Mestre da Galileia para que tudo se refaça e a alegria se reencontre.

Façamos da nossa vida uma convivência onde Jesus está e veremos acontecer os sinais radiosos do seu amor no meio de nós.

P. Mário



Sem comentários:

Enviar um comentário