TEMPO PASCAL – DOMINGO II – ANO B

COMENTÁRIO |20150412



No próximo Domingo, o segundo da Páscoa, o evangelho relata-nos uma das aparições pós-pascais mais marcantes. Trata-se do episódio de Tomé que não estando presente com os outros discípulos na manhã da ressurreição, duvidou do testemunho destes. Jesus apareceu oito dias depois e, dirigindo-se a Tomé, convidou-o a acreditar tocando nas chagas da paixão. Tomé reconheceu o Mestre e professa a sua fé respondendo: «-Meu Senhor e meu Deus!».

Este texto é fundamental para entendermos a fé da comunidade primitiva. Acreditar em Jesus ressuscitado é acreditar em Jesus que deu a vida por nós. O ressuscitado é o crucificado e os sinais da sua paixão são a prova maior do seu amor por nós. Conta-se que um dia, o demónio tentou São Martinho aparecendo-lhe sob o aspecto de Jesus Cristo. O santo não se deixou enganar porque não ostentava as chagas da paixão e, por isso, não podia ser o seu Senhor.

A actualidade das chagas do redentor é por demais evidente. Jesus assumiu outrora o pecado da humanidade carregando nos seus ombros o peso da cruz. Todavia, o pecado continua a ser actual e a paixão de Jesus se, por um lado, foi um gesto definitivo e único, por outro, continua a ser actual e a renovar-se no dinamismo da fé. Hoje, o nosso Deus continua a carregar as feridas da humanidade e a revelar-se no mistério do seu amor.

Um Deus que prescindisse e recusasse o pecado da humanidade não estaria em grau de nos poder salvar. Os males do mundo, por muito graves que sejam e as culpas dos homens por muito pesadas que sejam, encontram lugar no coração do ressuscitado. O gesto de Jesus para Tomé: «- Aproxima-te e mete o teu dedo nas minhas chagas», renova-se na nossa experiência de fé. Hoje as chagas de Jesus são as situações de pobreza, de exploração incontida, de opressão e violência, as perseguições de todo o género, o martírio, a cultura de morte, a depressão social.

Ao crente, Jesus volta a dizer: «-Aproxima-te e mete o teu dedo nas minhas chagas». Um Deus romanceado, pintado só com belas cores, não exprime o drama da salvação. O ressuscitado não é um Deus alheado, distante e a pontificar num trono de ouro. Jesus Cristo morto e ressuscitado mantém o seu abraço pelos últimos e pelos injustiçados da sociedade.

Tomás Halík, prémio Templeton 2014, no seu recente livro O meu Deus é um Deus Ferido, recorda-nos que acreditar significa «dar o coração», não hesitando em nos confidenciar: «Para mim, não há outro caminho, não há outra porta para Ele, a não ser aquela que é aberta por uma mão chagada e um coração trespassado. Não posso chamar “meu Senhor e meu Deus” se não vir a ferida que chega ao coração… O meu Deus é um Deus ferido».

Com frequência escutamos quem pense que o poder infinito de Deus deveria resolver todos os problemas num acto de magia: Deus deveria acabar com a fome, com a violência e a guerra num estalido de dedos. A fé no ressuscitado convida-nos a reconhecer nos males do mundo as chagas e as feridas de Deus. Esse olhar compromete-nos não só com Deus mas com as mudanças na história que é imperioso fazer acontecer. O ressuscitado crucificado convida-nos a tocar essas chagas, a curá-las e a alimentar as fomes de amor que se manifestam à nossa volta com tantas expressões.


Tomé é o modelo da fé do crente. Entre dúvidas e incertezas, toca no peito aberto e nas feridas dos cravos para passar para além delas e descobrir a maior prova do amor. Que cada um de nós saiba acreditar num Senhor ressuscitado que nos convida a tocar nas chagas do mundo como sinal da nossa fé comprometida.  

Padre Mário Tavares de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário